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Políticas Institucionais

Políticas institucionais são diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com a ética e com os valores institucionais.

 

Política Gestão da Qualidade

 

A política de gestão da qualidade visa aumentar a probabilidade de melhores resultados assistenciais por meio da definição de diretrizes, gestão por processos (administrativos e assistenciais), de riscos, de protocolos clínicos e dos programas de melhoria contínua. Busca promover ações de melhorias contínuas nos processos, mantendo sempre foco no cliente buscando a excelência no atendimento.

 

Política de Comunicação Institucional

 

Essa política visa estabelecer padrões de comunicação tanto com o público como para os colaboradores.

Objetivos gerais:

a) Promover a credibilidade da Instituição, dando visibilidade e fortalecendo a imagem institucional junto aos públicos de interesse;

b) Promover a comunicação integrada e participativa;

c) Garantir a integridade da identidade do Hospital, por meio das ações de comunicação que reforcem os direcionadores, o propósito, a visão, a proposição de valor, os pilares, os objetivos estratégicos e os valores do Hospital; 

d) Promover a unificação do discurso e zelar pela integridade da identidade institucional;

e) Estabelecer normas que orientem o relacionamento do Hospital com seus públicos, definindo atribuições e responsabilidades no processo da Comunicação.

Política de Gestão de Pessoas

 

Essa política visa conduzir as ações de gestão de pessoas alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional. Proporcionar condições adequadas de trabalho, como segurança, valorização e retenção de capital humano. Incentivar as lideranças a aplicar modelos de gestão que induzam a um bom clima organizacional e forneçam um ambiente de trabalho em que as competências profissionais possam ser desenvolvidas. Realizar aperfeiçoamento constante por meio de treinamentos e/ou capacitações.

 

Política de Gestão de Custos

 

Essa política tem como objetivo gerar de informações de caráter gerenciais, necessárias à gestão do custeio das atividades operacionais. 

Propiciar relatórios em que as informações se encontram dispostas sob diferentes formatos e adequadas a todos os níveis de responsabilidade, permitindo, assim, a sua utilização para as funções de avaliação do desempenho, planejamento e tomada de decisões relevantes no presente cenário da assistência médico-hospitalar.

 

Política de Consentimento Informado e Esclarecido 

 

Essa política estabelece os critérios para a aplicação do processo denominado “consentimento informado e esclarecido” e seu registro em prontuário clínico no âmbito do Hospital Santa Paula.

Esclarece e informa pacientes acerca dos riscos dos procedimentos e tratamentos propostos, visando assegurar que o paciente esteja orientado e que possa optar pela aceitação do seu tratamento.

 

Política de Gestão Ambiental

 

Essa política visa proteger e conservar os recursos naturais, atendendo a todos os requisitos legais. Gerenciar resíduos. Minimizar a quantidade de recursos naturais principalmente energia. Promover ações para conscientização dos colaboradores e parceiros, com ações de redução dos impactos ambientais relacionados as suas atividades.

 

Política Gestão e Segurança da Informação

 

Estabelecer as diretrizes e regras da Política de Segurança da Informação do Hospital Santa Paula, com observância dos princípios da integridade, da confidencialidade e da disponibilidade.

Preservar o patrimônio tecnológico e a produtividade dos colaboradores da instituição, através de um atendimento ágil e de qualidade. Participar na definição dos processos internos juntos aos setores da instituição. Implantação de novas tecnologias dentro da instituição. Tem como objetivo salvaguardar as informações sigilosas e confidenciais do paciente e da instituição. Tanto informações pessoais, quanto comerciais.

Política Gestão de Fornecedores

 

O objetivo dessa política é o favorecimento da relação de cooperação entre o Hospital Santa Paula e os fornecedores, com o intuito de assegurar o bom abastecimento e a qualidade dos produtos e serviços, visando como produto final a garantia da assistência com qualidade e segurança. Estabelece relacionamento ético com os fornecedores e suas relações comerciais, além de manter a eficácia na contratação de serviços e na compra de materiais, produtos e bens, garantindo o melhor custo-benefício, mantendo os padrões técnicos de qualidade estabelecidos e documentados pelo Hospital Santa Paula, atendendo à Legislação, normas e compromissos assumidos formalmente pela Instituição.

 

Política Segurança do Paciente

 

Com essa política, a instituição visa melhoria contínua da assistência voltada a seus clientes, fortalecendo em seu corpo assistencial e funcional a gestão de qualidade e segurança do paciente como uma cultura condizente com a sua Missão, Visão e Valores.

Utilizando as 6 metas internacionais de segurança de paciente tais como: Protocolo para prevenção de Úlcera por pressão, Protocolo de cirurgia segura com checklist no centro cirúrgico, protocolo de prevenção de queda entre outros.

 

Política Identificação do Paciente

 

O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

Consiste na identificação correta dos pacientes garantindo a segurança do processo assistencial, é o ponto de partida para a execução correta de todas as etapas de segurança na instituição. Este processo utiliza dois identificadores, nome completo e data de nascimento. Todo o processo de segurança inclui a verificação prévia das informações contidas na pulseira ou na etiqueta de identificação. Isso garante que o cuidado seja prestado no individuo certo.

Política de Cuidados Paliativos e terminalidade

 

O objetivo dessa política é garantir o direito de todo paciente na fase final da vida que recebe cuidados no Hospital Santa Paula de ter uma morte digna. Entende-se por morte digna quando ela ocorre com respeito à autonomia e acesso aos Cuidados Paliativos, inclusive com a garantia de suspensão e/ou não introdução de medidas que não tragam benefício para o paciente nesta fase da vida.

Política para atendimento de pacientes com dignidade, respeitando suas crenças, diferenças, limitações e escolhas

Estabelecimento de política com diretrizes institucionais que não permitam diferenças no atendimento de pacientes e acompanhantes independente de sua raça, credo, idade, orientação sexual, deficiência e que respeitem suas necessidades e direitos.

Política de humanização


Humanização é definida como um modo de fazer inclusão, como uma prática social ampliadora dos vínculos de solidariedade e corresponsabilidade, realizando-se pela inclusão nos espaços da gestão, do cuidado e da formação, de sujeitos e de coletivos.
A presente política tem como objetivo recomendar o mínimo de atividades em humanização da atenção hospitalar a serem implementadas, executadas, monitoradas e avaliadas no Hospital Santa Paula.

Confira algumas imagens de nossos treinamentos mais recentes:

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