
políticas insitucionais
Políticas institucionais são diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com a ética e com os valores institucionais.
Política Gestão da Qualidade
A política de gestão da qualidade visa aumentar a probabilidade de melhores resultados assistenciais por meio da definição de diretrizes, gestão por processos (administrativos e assistenciais), de riscos, de protocolos clínicos e dos programas de melhoria contínua. Busca promover ações de melhorias contínuas nos processos, mantendo sempre foco no cliente buscando a excelência no atendimento
Política de Comunicação Institucional
Essa política visa estabelecer padrões de comunicação tanto com o público como para os colaboradores.
Objetivos gerais:
a) Promover a credibilidade da Instituição, dando visibilidade e fortalecendo a imagem institucional junto aos públicos de interesse;
b) Promover a comunicação integrada e participativa;
c) Garantir a integridade da identidade do Hospital, por meio das ações de comunicação que reforcem os direcionadores, o propósito, a visão, a proposição de valor, os pilares, os objetivos estratégicos e os valores do Hospital;
d) Promover a unificação do discurso e zelar pela integridade da identidade institucional;
e) Estabelecer normas que orientem o relacionamento do Hospital com seus públicos, definindo atribuições e responsabilidades no processo da Comunicação;
Política de Gestão de Pessoas
Essa política visa conduzir as ações de gestão de pessoas alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional. Proporcionar condições adequadas de trabalho, como segurança, valorização e retenção de capital humano. Incentivar as lideranças a aplicar modelos de gestão que induzam a um bom clima organizacional e forneçam um ambiente de trabalho em que as competências profissionais possam ser desenvolvidas. Realizar aperfeiçoamento constante por meio de treinamentos e/ou capacitações.
Política de Gestão de Custos
Essa política tem como objetivo gerar de informações de caráter gerenciais, necessárias à gestão do custeio das atividades operacionais.
Propiciar relatórios em que as informações se encontram dispostas sob diferentes formatos e adequadas a todos os níveis de responsabilidade, permitindo, assim, a sua utilização para as funções de avaliação do desempenho, planejamento e tomada de decisões relevantes no presente cenário da assistência médico-hospitalar
Política de Consentimento Informado e Esclarecido
Essa política estabelece os critérios para a aplicação do processo denominado “consentimento informado e esclarecido” e seu registro em prontuário clínico no âmbito do Hospital e Maternidade Santa Paula.
Esclarece e informa pacientes acerca dos riscos dos procedimentos e tratamentos propostos, visando assegurar que o paciente esteja orientado e que possa optar pela aceitação do seu tratamento.
Política de Gestão Ambiental
Essa política visa proteger e conservar os recursos naturais, atendendo a todos os requisitos legais. Gerenciar resíduos. Minimizar a quantidade de recursos naturais principalmente energia. Promover ações para conscientização dos colaboradores e parceiros, com ações de redução dos impactos ambientais relacionados as suas atividades
Política Gestão e Segurança da Informação
Estabelecer as diretrizes e regras da Política de Segurança da Informação do Hospital e Maternidade Santa Paula, com observância dos princípios da integridade, da confidencialidade e da disponibilidade.
Preservar o patrimônio tecnológico e a produtividade dos colaboradores da instituição, através de um atendimento ágil e de qualidade. Participar na definição dos processos internos juntos aos setores da instituição. Implantação de novas tecnologias dentro da instituição. Tem como objetivo salvaguardar as informações sigilosas e confidenciais do paciente e da instituição. Tanto informações pessoais, quanto comerciais
Política Gestão de Fornecedores
O objetivo dessa política é o favorecimento da relação de cooperação entre o Hospital e Maternidade Santa Paula e os fornecedores, com o intuito de assegurar o bom abastecimento e a qualidade dos produtos e serviços, visando como produto final a garantia da assistência com qualidade e segurança. Estabelece relacionamento ético com os fornecedores e suas relações comerciais, além de manter a eficácia na contratação de serviços e na compra de materiais, produtos e bens, garantindo o melhor custo-benefício, mantendo os padrões técnicos de qualidade estabelecidos e documentados pelo Hospital e Maternidade Santa Paula , atendendo à Legislação, normas e compromissos assumidos formalmente pela Instituição.
Política Segurança do Paciente
Com essa política, a instituição visa melhoria contínua da assistência voltada a seus clientes, fortalecendo em seu corpo assistencial e funcional a gestão de qualidade e segurança do paciente como uma cultura condizente com a sua Missão, Visão e Valores
Utilizando as 6 metas internacionais de segurança de paciente tais como: Protocolo para prevenção de Úlcera por pressão, Protocolo de cirurgia segura com checklist no centro cirúrgico, protocolo de prevenção de queda entre outros.
Política Identificação do Paciente
O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.
Consiste na identificação correta dos pacientes garantindo a segurança do processo assistencial, é o ponto de partida para a execução correta de todas as etapas de segurança na instituição. Este processo utiliza dois identificadores, nome completo e data de nascimento. Todo o processo de segurança inclui a verificação prévia das informações contidas na pulseira ou na etiqueta de identificação. Isso garante que o cuidado seja prestado no individuo certo
Política de Cuidados Paliativos e terminalidade
O objetivo dessa política é garantir o direito de todo paciente na fase final da vida que recebe cuidados no Hospital e Maternidade Santa Paula de ter uma morte digna. Entende-se por morte digna quando ela ocorre com respeito à autonomia e acesso aos Cuidados Paliativos, inclusive com a garantia de suspensão e/ou não introdução de medidas que não tragam benefício para o paciente nesta fase da vida.
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